Ir para o conteúdo
  • Branding
  • Art & Copy
  • Comunicação e Engajamento
  • Digital
  • Blog
  • Sobre
  • Branding
  • Art & Copy
  • Comunicação e Engajamento
  • Digital
  • Blog
  • Sobre
Orçamento

Ana Couto no RD Summit: reflexão interessante sobre a relevância do propósito na criação de marcas robustas

Uma das palestras mais aguardadas pela turma do marketing trouxe algumas reflexões importantes. Ana Couto no RD Summit foi um show
RD Divulgação – @greenfotografias
  • César Mantovanelli
  • 13/11/2024

Eu esperava demais por esse momento! Ana Couto no RD Summit!

Uma das mais destacadas palestras do dia 3, Ana Couto, uma das principais especialistas em branding no Brasil, compartilhou no RD Summit uma visão interessante sobre a importância de ter um propósito ao criar marcas fortes.

Unindo sua experiência internacional com um conhecimento aprofundado do contexto brasileiro, Ana ressaltou questões importantes como a crise climática, a polarização e a desigualdade. Ela sugeriu que o branding pode ser uma estratégia essencial para transformar negócios em agentes de impacto positivo.

O Poder do Brasil

Iniciando sua apresentação, Ana ofereceu uma perspectiva crítica sobre o Brasil, comparando-o a uma “criança prodígio que nunca amadurece”. Apesar de ser a 9ª maior economia mundial, o país não figura com empresas que estão entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.

Números apresentados evidenciaram desafios sociais e econômicos significativos: A polarização é uma realidade percebida por 78% dos brasileiros, que consideram o país altamente dividido. Em termos de desigualdade social, o 1% mais rico do Brasil tem uma renda média mensal de R$ 20.664, enquanto os 40% mais pobres vivem com apenas R$ 527 por mês. Além disso, a crise climática é um grande desafio, com 93% dos municípios brasileiros tendo enfrentado desastres climáticos na última década, o que gerou perdas superiores a R$ 26 bilhões.

Esses pontos destacam o potencial não realizado pelas empresas brasileiras. Ela questionou: “Se somos a 9ª maior economia do mundo, por que não temos nenhuma marca entre as 100 mais valiosas?”

Estratégia corporativa com o branding

Ana enfatizou a necessidade de juntar a estratégia corporativa com o branding nas empresas, nas pessoas. Isso é fundamento para acelerar objetivos e elevar o valor das marcas, fidelizando clientes e conectando passado, presente e futuro. “O branding é o DNA de uma empresa”, estabelecendo suas atividades, mas também sua identidade e todo impacto que ela pode gerar.

para ela , é o diferencial no branding. Num mercado saturado, a verdadeira diferenciação está na fidelidade aos próprios valores. Ela destacou a importância da cultura empresarial, citando exemplos como a Coca-Cola, que regionaliza suas ações, e a Granado, incorporando a cultura brasileira em sua essência para estreitar laços com seus consumidores.

Ana Couto no RD Summit

ESG e Responsabilidade Social

Ana ressaltou a importância do ESG (Environmental, Social, and Governance) no contexto de branding, especialmente em um ano repleto de desastres climáticos. A responsabilidade corporativa em relação ao meio ambiente e à sociedade é imperativa. O branding, segundo Ana, pode ser um catalisador de mudança, promovendo práticas que gerem impacto positivo e sustentem o futuro.

Inteligência Artificial

Couto abordou os temores de perda de humanidade. Ela argumentou que o verdadeiro risco não é a substituição pela tecnologia, mas a perda do toque humano, daquilo que só o ser humano consegue sentir. E que quando utilizada com sabedoria humana e todos os seus diferenciais, a IA pode fortalecer no apoio a criação de marcas originais, autênticas e alinhadas com seus todos os seus propósitos. É uma ferramenta potente no auxílio, mas que ainda precede do comportamento humano e daquela pitada diferencial que só nós sabemos dar!

Branding como agente de transformação no Brasil

O encerramento da palestra foi um chamado! Para ela, o branding é o fio condutor que pode elevar o Brasil no cenário global, principalmente promovendo marcas que tenha um propósito, comprometidas com a cultura e alinhadas aos valores sociais. Temos capacidade para desenvolver empresas capazes de resolver grandes desafios mundiais, cabe às marcas brasileiras enxergarem isso com criatividade e responsabilidade.

Foi demais! Ana Couto no RD Summit, que seja o primeiro de muitos!

Foto de César Mantovanelli

César Mantovanelli

CO-Founder e CTO da Agência Only
  • [TAGS]: Branding, RD Summit
Voltar para o Blog
Vamos conversar?

Compartilhe

Blog da Only!

Conteúdos relevantes

only-4etapa-salto-blog

Only! fortalece propósito social em evento que bateu recordes na Hípica de Jahu

  • Foto de Lucas F. Victor Lucas F. Victor
1 Novo site

“1 Novo Site”: A nova conexão entre empresas e presença digital

  • Foto de Lucas F. Victor Lucas F. Victor
Briefing-onde-a-criação-começa

Por trás do termo: Briefing — de resumo militar à alma do processo criativo

  • Foto de César Mantovanelli César Mantovanelli

Termos de marketing

• Pillar Content

• Website

• KPI (Key Performance Indicator)

• UX (User Experience)

• ESG

• Kanban

Faça uma busca detalhada de conteúdos detalhado dentro da nossa página especial de "Termos de Marketing".

Acesse nosso Glossário

Agência Only

Nossos serviços

Branding
Art & Copy
Comunicação e engajamento
digital | web
AnteriorRD Summit 2024: Destaques e insights do maior evento de marketing da América Latina
João Branco no RD Summit: O que você me trouxe hoje?Próximo
only-4etapa-salto-blog

Only! fortalece propósito social em evento que bateu recordes na Hípica de Jahu

  • Foto de Lucas F. Victor Lucas F. Victor
  • 22/04/2025
1 Novo site

“1 Novo Site”: A nova conexão entre empresas e presença digital

  • Foto de Lucas F. Victor Lucas F. Victor
  • 08/04/2025
Briefing-onde-a-criação-começa

Por trás do termo: Briefing — de resumo militar à alma do processo criativo

  • Foto de César Mantovanelli César Mantovanelli
  • 31/03/2025
Soltura de alevinos

Soltura de Alevinos em Jaú: Preservando a vida no Ribeirão Pouso Alegre

  • Foto de Lucas F. Victor Lucas F. Victor
  • 17/02/2025

Rua Gov. Armando Sales, 195, Centro | CEP: 17.201-360 | Jaú/SP - Fone: (14) 3621-2905
contato@agenciaonly.com.br

Agência Certificada

Serviços

  • Branding
  • Art & Copy
  • Comunicação e engajamento
  • Digital
Fazer orçamento

Conteúdos

  • Blog
  • Glossário

Only!

  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Cookies
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Fique por dentro

Assine nossa newsletter [publicidade, cases, tecnologia, tendências]

©2025 - Todos os Direitos Reservados - Agência Only

Agência Only!
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Para uma melhor experiência. é importante que você aceite todos os cookies para que possamos lhe entregar os conteúdos da melhor forma.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}