Segundo ano seguido que tenho o prazer de assistir a uma palestra do João Branco, ex-VP de Marketing do Mc Donald ´s, criador do “Méqui” e das “Méquezices”, dentre tantas outras ações que, em um momento em que o “Méqui” tinha perdido o top of mind para o Burger King, e ele teve o desafio de voltar a ser novamente o topo da memória dos jovens adolescentes. E conseguiu.
Em sua nova palestra, João entra no Palco do RD Summit carregando nada mais, nada menos que uma sacola do Burger King. Genial já na forma de iniciar a palestra… e já trazendo a pergunta: “O que você trouxe para mim hoje?”.
Foi mais uma palestra motivadora que, mesmo tendo assistido a do ano passado, onde ele contava o case do “Méqui” e como foi sua jornada, etc e nessa nova palestra, alguns dos pontos vieram dessa primeira. Desta vez João até brincou com o BK: “A empresa que tem o Kid Bengala de garoto propaganda”… “Ah, esse Burger King me tirou noites de sono”
O tema da sua nova palestra é: “Cliente no centro, de verdade”.
E a mensagem principal desse ano foi mais uma verdade absoluta, com algumas frases de impacto e que fazem todo o sentido para a comunicação e o marketing nos dias de hoje: “O Cliente não deve ser o ponto focal da sua comunicação e sim o Coração do seu cliente”.
“Eu não preciso ser a empresa que mais entende de Hambúrguer, eu sou a empresa que mais entende de quem come hambúrguer”. – faz todo o sentido, em se tratando de Mc Donald´s.
E como ser assim? Diversos pontos foram abordados, desde como as pequenas hamburguerias podem ter seu diferencial, ele focou no Mc Donald ‘s e até assumiu a culpa de tirar o Mc Fish do Cardápio do Mc do Brasil (sim, foi ele), simplesmente porque ele estava “atrapalhando” o cliente de verdade do Mc Donald ´s, aquele que queria um Big Mac sem cebola, mas recebia um com cebola, porque antes de preparem o pedido sem cebola, veio um pedido de Mc Fish e que atrapalhou toda a operação.
Pequenos detalhes que quando parados para pensar, fazem MUITA diferença! “O Mc Donald ‘s é a empresa que mais entende de quem come hambúrguer…. mesmo que isso chateie uma pequena parcela de fãs de Mc Fish”.
João explicou que um bom marketing garante muita coisa, inclusive quando relacionado com a sua concorrência!
Quando você tem completo entendimento sobre o seu cliente e o que o seu produto oferece, “Danem-se os seus concorrentes”. Quando você entrega algo no coração do seu cliente, ele não vai querer nem saber de quem é o seu concorrente.
Para um cliente satisfeito, você não tem concorrente. E isso é uma verdade.
“Quanto mais você olha para o concorrente, mais parecido com ele você fica. Para ter uma marca forte você precisa colocar o seu CLIENTE no centro, de verdade.”
E como atingir o seu cliente no coração? Como diz João, em seus dois livros, primeiro você tem que ter um propósito. Já parou para pensar qual é o seu propósito e o propósito da sua empresa, do seu produto e do seu serviço?
Complicado, né? (OBS: A Only! pode te ajudar nisso). E em segundo lugar, “Desmarketize-se”. Não vou me aprofundar, porque isso vale um artigo especial sobre e para aqueles que leram o livro do João Branco. O Marketing pode ser, sim, emocionante.
Ao final, João trouxe, mais uma vez, o vídeo de um depoimento espontâneo de clientes que estiveram no drive do Mc Donald´s e falam sobre o atendimento diferenciado que tiveram ao informar que uma criança em tratamento oncológico estava no carro. De emocionar de verdade.
Propósito sempre vai ser uma palavra que me virá na minha cabeça quando se falar em João Branco e RD Summit.
E o que ele trouxe para nós, foi, mais uma vez, uma aula. Valeu João! Valeu demais!